IV Cúpula das Américas

Cúpula das Américas

Mar del Plata, novembro de 2005, os líderes das Américas do Sul, do Norte e Central se reúnem para decidir os rumos dos continentes sobre as questões de Emprego, Democracia e Liberdade Comercial. A ascendente esquerda da América Latina, liderada por Lula, Chavéz e Kirchner, emerge como nova força regional, buscando projetos de cooperação multilateral e desenvolvimento econômico alternativo ao programa estadunidense, já parcialmente estabelecido na década de 90. A Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e as políticas de geração de emprego serão palcos de grandes embates regionais; a abertura comercial e um Estado mais enxuto, trazido pelos países do Norte, dos Andes e do Caribe, entrará em confronto com este novo projeto do Sul e da Venezuela, que busca um Estado mais investidor e uma abertura menos ampla dos mercados nacionais.  As tensões serão grandes, mas há o desejo de, no final de tudo, se alcançar um acordo que dê um novo caminho para as Américas. Cabe agora vocês, delegados e delegadas, escolheram um lado nesse evento histórico! Bush, Lula, Vicente Fox, e muitos outras figuras regionais estão à disposição das senhoras e senhores! Seus diretores os aguardam nesse evento histórico! Bem-vindos ao MIRIN e à IV Cúpula das Américas!

Diretores

Gabriella Castro

Olá, sou Gabriella Castro, tenho 21 anos e sou aluna de Relações Internacionais. É minha primeira vez como diretora do MIRIN e eu já estou muito ansiosa com a IV Cúpula. América Latina é minha área de pesquisa preferida, então o tema é perfeito para que eu entre na modelândia como diretora. Espero que vocês aproveitem muito esse comitê e tenham uma ótima experiência!

Henrique Mota

Olá, me chamo Henrique Rodrigues da Mota, tenho 19 anos e sou estudante de terceiro período de Ciências Econômicas. Sou um apaixonado por modelos diplomáticos, já tendo delegado inúmeras vezes, dirigido comitês algumas vezes e até assumido o posto de secretário administrativo no IX MODEP. Nessa edição do MIRIN, me dedico à IV Cúpula das Américas, com o desafio de integrar, ao mesmo tempo e em um mesmo ambiente diplomático, discussões de Economia e de Relações Internacionais.

Felipe Bianchi

Olá, me chamo Felipe Nobre Bianchi, mas todo mundo me chama de Phil, tenho 22 anos e sou aluno de Relações Internacionais e ex-aluno do Colégio São Vicente de Paulo (#clubismo). Estou na IV Cúpula das Américas em honra ao legado progressista do Comandante Chavéz, do companheiro Luís Inácio Lula da Silva e do Presidente Néstor Kirchner. Se simular é um erro, então eu já passei da fase da insistência e entrei na loucura.

João Mourão

Olá, meu nome é João Farina Mourão, tenho 20 anos e estou no quinto período de Ciências Econômicas. Economia e RI sempre foram grandes paixões minhas e acredito que a IV Cúpula concilia essas duas áreas com grande harmonia. Espero que todos se divirtam neste comitê de excelência!