CSH

Conselho de Segurança

No final da década de 70, o Afeganistão se encontra numa situação caótica: diversos golpes de estado em sequência levaram o país de uma monarquia constitucional para uma república socialista em 1978. O novo governo buscou avanços sociais num país onde a sharia prevalecia como norma suprema, o que levou a um grande descontentamento popular em relação ao regime. Ao mesmo tempo, fortalecia seus laços com seu poderoso vizinho, a União Soviética.

O mundo, por sua vez, passava pela Guerra Fria, a qual nesta época pendia ligeiramente a favor dos EUA e do Ocidente. A União Soviética perdia sua influência e sua capacidade de concorrer com seus adversários, e logo, fazia-se necessário manter seus aliados no bloco comunista. Mais do que isso: a perda de um país socialista na região próxima da URSS poderia abalar o regime ao ver aliados do Ocidente batendo as portas de Moscou.

Após diversos pedidos de ajuda de seu aliado e o agravamento da situação em território afegão, tem início a intervenção soviética no país em 24 de dezembro de 1979.A comunidade internacional recebe a notícia em choque e é requisitada com urgência uma reunião emergencial do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova York. No dia 5 de janeiro de 1980, tem início a 2185ª reunião do Conselho, que debateria a questão.

Venha fazer parte de uma das mais famosas guerras do século XX, e tome as decisões que podem alterar o curso da Guerra Fria e da História.

Diretores

Pedro Lopes

Oi! Meu nome é Pedro Lopes, tenho 19 anos, e sou aluno de Relações Internacionais na PUC-Rio. Apaixonado por simulações, estou nesse mundo desde 2011 e espero continuar por mais um bom tempo, até que compromissos profissionais me separem. Cerveja e fluminense também se encaixam na categoria de paixões, mas como a mesa diria: a questão não está em pauta no momento, rs. Espero poder ajudá-los no que for preciso para tornar este comitê uma excelente experiência para todos. Espero todos vocês em 5 de Janeiro de 1980!

Catarina Gumy

Olá, meu nome é Catarina Gumy, sou estudante de Direito da PUC-Rio e tenho dezessete anos. Esta é a minha 10ª simulação, sendo a 4ª como parte da organização. Participei do MIRIN ano passado como delegada na OMS sobre Ebola e agora retorno à simulação como diretora do Conselho de Segurança Histórico. Estou sempre envolvida em simulações (confesso que sou viciada pela modelândia) e, apesar de não cursar Relações Internacionais, me interesso muito pela política internacional. Tenho certeza que o XIII MIRIN será o melhor de todos! Espero vocês em agosto!

Henrique Santiago

Olá, senhores delegados, bem-vindos ao XIII MIRIN e, em
especial, ao Conselho de Segurança Histórico! Meu nome é Henrique, tenho 20 anos e serei um dos diretores nesse comitê. Ao contrário do que se é de esperar, estou cursando
Engenharia Mecânica na PUC-Rio e estou cursando meu quinto período, mas não
se preocupem, participo de simulações desde o ensino médio e sei bem o que os
senhores enfrentarão durante esse conselho. Além das simulações, participo também da equipe de robótica da PUC no meu tempo livre, desenvolvendo robôs de combate (tipo aqueles que passaram no The Big Bang Theory). Estarei à espera de todos em agosto, então estudem, se preparem e, desde já, um ótimo MIRIN para todos!

Maria Oaquim

Olá futuros delegados,
Eu me chamo Maria Oaquim, estudo Economia na PUC-Rio, tenho 18 anos e coincidentemente o MIRIN será minha décima oitava simulação. Por esse número deve dar para vocês concluírem o quão viciada/apaixonada eu sou por isso.Comecei a simular no meu primeiro ano do Ensino Médio justamente no modelo que agora terei a oportunidade de ser diretora e farei tudo ao meu alcance para que todos tenham experiência maravilhosa. Modelos diplomáticos são uma ótima oportunidade para aperfeiçoar a retórica, a capacidade de negociação e aprender de uma maneira diferente do sistema educacional padrão. Encontro-me disponível para sanar qualquer dúvida dos delegados e ajudar no que vocês precisarem. Até Agosto!

Manuela Pestana

Meu nome é Manuela Pestana, tenho 19 anos e curso Relações Internacionais. Estou participando do MIRIN pela primeira vez, e apesar da inexperiência , acredito que será uma oportunidade incrível  de participar de uma simulação de algo que me interessa muito. Sou muito ligada a esportes, jogo vôlei  e corro. Além disso gosto muito de viajar para pra conhecer novas culturas e aprender novas línguas